Nota de pesar pela aluna Geane da Silva Brito

Atualizado: 11 de nov. de 2022

Geane da Silva Brito, de 19 anos, morta no tiroteio (26/09/2022). [Imagem: Reprodução/Redes socias]

É com imenso pesar que o Ceprol Sindicato dos Professores Municipais Leopoldenses lamenta a tragédia que resultou na morte da aluna Geane da Silva Brito, na Escola Municipal Eurides Sant’Anna, no Oeste da Bahia, na manhã desta segunda-feira (26). Ainda não se sabe a motivação do crime, mas a violência dos tempos atuais certamente estimulou o adolescente a cometer esse ataque fatal.

O jovem de 14 anos invadiu o local com uma arma de fogo e um facão e atirou contra os alunos alvejando mortalmente Geane, de 19 anos, uma jovem com deficiência. O atirador foi baleado e levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Geral do Oeste. Ainda não se sabe o estado de saúde do atirador.

Em 2019, a Escola Municipal Eurides Sant’Anna adotou a gestão compartilhada entre município e polícia militar, via Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, um projeto contra a gestão democrática e contrária aos princípios que garantem o direito à Educação, transformando a escola em um espaço violento, opressor, que coíbe o pensamento crítico, a autonomia e a cultura da paz.

É um momento de importante reflexão que clama por ação, passando pelo debate sobre o fim da militarização das escolas, do desarmamento da sociedade, da ausência do Estado na promoção da segurança pública, da proteção e inclusão das pessoas com deficiência e da saúde mental de sua população.

Neste momento de dor irreparável, o Ceprol Sindicato se solidariza com os familiares, amigos, colegas e profissionais da instituição de ensino.

Geane da Silva Brito, presente!

Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação